Primeiramente, vamos deixar claro o que é segurança de alimentos.
Segurança de alimentos diz respeito a um conjunto de medidas que impedem que o alimento sofra qualquer tipo de contaminação durante seu transporte e processamento industrial.
É uma forma de garantir que o alimento se conserve seguro e apto ao consumo, não oferecendo riscos à saúde do consumidor. Caso contrário, um alimento contaminado provoca consequências que se estendem da indústria aos consumidores.
Consequências:
O consumo de alimentos contaminados é uma das principais causas de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs).
As DTAs são causadas por bactérias, vírus e outros parasitas, como também por toxinas químicas. Em muitos casos leva à morte, sendo assim de grande gravidade.
Além disso, representam anualmente um enorme rombo na economia mundial – tanto por perdas na produtividade industrial quanto por gastos emergenciais na área da saúde.
No Brasil, a maioria das DTAs são causadas por alimentos contaminados com as bactérias Salmonella, Escherichia coli e Straphylococcus.
Como uma das principais causas das DTAs são as práticas inadequadas de higiene em indústrias alimentícias, um grande fator de prevenção é cumprir com as medidas sanitárias na hora da produção e do manejo de produtos alimentícios.
É necessário estar atento, portanto, às diretrizes de agências regulatórias como a ANVISA¹, FDA², e EFSA³, que determinam as normas sanitárias que devem ser seguidas pelos fabricantes de alimentos para garantir a segurança dos alimentos e a saúde do consumidor.
Mas o que uma correia transportadora e de processamento tem a ver com tudo isso?
Bom, sendo a correia parte integrante do processo industrial, algumas das recomendações dos órgãos reguladores para os fabricantes de alimentos dizem respeito às especificações que uma correia deve atender para um transporte e processamento seguro e de qualidade.
É responsabilidade dos fabricantes de alimentos cumprir com essas normas. Ou seja, é um dever prestar atenção se as correias que utiliza cumprem com os requisitos sanitários e sempre providenciar substituição quando estiverem ressecadas e/ou trincadas.
Por outro lado, é necessário fornecer correias que atendam a essas diretrizes para garantir que a demanda pela segurança dos alimentos seja cumprida. Em outras palavras, é preciso que exista no mercado correias adequadas às exigências sanitárias.
A Derco oferece correias sanitárias ideais para o setor alimentício. São correias que apresentam características antibactericidas, facilidade de manutenção e constante higienização, além de impedirem o acúmulo de sujeira e o surgimento de focos de contaminação. Além disso, são resistentes a abrasivos e às oscilações de temperatura presentes no processamento industrial.
Fale com um de nossos especialistas!
¹Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
²Food and Drugs Administration (EUA).
³European Food Safety Authority (EU).
A correia que você precisa está aqui.
É só nos chamar no Whatsapp.
A correia que você precisa está aqui.
É só nos chamar no Whatsapp.
Mande um Whats pra gente! Será um prazer atendê-lo!
- Consulte as correias e acessórios ideais para o seu equipamento.
- Solicite a manutenção e/ou troca de correias e/ou acessórios.
- Carregue vídeos e/ou fotos para obter a análise de nossa equipe especializada.