Skip to content
Alimentos quentes e pegajosos

Alimentos quentes e pegajosos? Esteiras desenvolvidas para fábrica de balas mastigáveis e paçocas

Correias desenvolvidas especificamente para fábrica de balas mastigáveis e paçocas resolvem o problema da indústria alimentícia que trabalha com alta temperatura e produtos grudentos

A Derco do Brasil é a primeira na indústria nacional a comprovar eficiência em correias realmente antiaderentes a produtos pegajosos e totalmente resistentes a 110 graus de temperatura.

Desde 2010, suas correias mudaram a rotina de produção em duas grandes indústrias alimentícias brasileiras, resolvendo os problemas na linha de produção de dois alimentos de aspecto pegajoso e muito quentes: balas mastigáveis e paçocas e pé-de-moleques.

A correia certa para balas mastigáveis e gomas. No caso das balas mastigáveis, a Derco do Brasil utilizou a tecnologia desenvolvida pela Derco da Holanda no famoso caso que solucionou o problema das gomas de mascar Wrigley´s. A empresa europeia, assim como a brasileira, perdia matéria-prima nas esteiras devido ao aspecto grudento do produto e não conseguia evitar o alto custo de produção devido ao desgaste acelerado das correias e à mão de obra necessária para mantê-las funcionando.

Ao estudar de perto o caso das balas mastigáveis brasileiras, a Derco do Brasil identificou que ao sair quente e pegajosa da extrusora, a matéria-prima caía na esteira e permanecia grudada na passagem de uma para a outra durante o processo natural de resfriamento da goma.

A empresa-cliente ainda mantinha um funcionário a cada um de seus três turnos aplicando dois litros de óleo vegetal na esteira para evitar maior desperdício, o que causava por fim um ambiente propício à sujeira e à contaminação do produto final, uma vez que a esteira começava a amarelar e trincar.

A solução da Derco do Brasil foi precisa e pontual. Ao testar em apenas um ponto da linha da produção, a goma das balas não grudou e sua esteira foi realmente antiaderente ao produto quente e grudento. Ao instalar a esteira em toda a linha, a indústria brasileira otimizou sua produção, economizando com óleo, mão de obra e evitando a perda de matéria-prima e a contaminação de suas balas.

Durabilidade

Outra vantagem da correia Derco do Brasil para a indústria alimentícia de balas mastigáveis é sua durabilidade comprovada. Enquanto a esteira anterior sucumbia às características da produção em meses, as correias desenvolvidas especificamente para esta finalidade já chegam a quatro anos na linha de produção sem necessidade de troca.

Paçoca e pé-de-moleque, o grude que não gruda mais

A eficiência da correia antiaderente e resistente a altas temperaturas da Derco do Brasil também foram 100% eficientes na linha de produção da maior empresa brasileira de confeitos à base de amendoim.

Desde o início de 2014, a empresa automatizou seu processo de produção e substituiu suas correias de PU convencionais pela desenvolvida especialmente pela Derco para produtos quentes e pegajosos.

A empresa que antes mantinha funcionários trabalhando direto com espátulas para retirar o produto grudado das esteiras, otimizou sua produção, evitando o desperdício de matéria-prima e as paradas antes obrigatórias para limpeza e troca constante.

Nós não temos medo de novos desafios e casos especiais. A Derco do Brasil entende de esteiras e desenvolve as correias certas para cada aplicação, seja ela qual for.

Posts recomendados

Inscreva-se

Fique por dentro do que acontece na Derco do Brasil.